20 de jul. de 2021

É possível fazer Pedagogia como segunda licenciatura?

O número de novos alunos que optam por fazer uma Licenciatura em Pedagogia a distância segue sendo muito expressivo. Inclusive, essa graduação já figura na primeira posição entre as que têm conquistado maior número de matrículas, ultrapassando Administração e Direito, que ficaram por muito tempo no topo. Curiosidades a parte, a pergunta que dá título a este texto é bastante frequente, uma vez que a maior parte dessas matrículas se dá para a primeira licenciatura. Mas antes de respondermos, convém explicarmos o motivo da alta procura por esse curso.

pessoa estudando com um notebook e um livro

Na realidade são vários os aspectos, mas talvez o mais relevante deles seja o fato que, de acordo com pesquisas, mais de 90% dos profissionais formados estejam atualmente empregados. Ou seja, é inegável que se trata de uma área que disponibiliza grande quantidade de oportunidades. E essas oportunidades não se limitam apenas a atuação em instituições de ensino, embora realmente concentrem a maior parte, mas também há muitas vagas em empresas, hospitais, indústrias de brinquedos e materiais pedagógicos, entre outros.

 

O que é Licenciatura em Pedagogia?

Mas afinal de contas, Pedagogia é Licenciatura ou Bacharelado? Na realidade existem ambos os graus acadêmicos, porém, apenas a Licenciatura permite que os futuros profissionais também possam dar aulas. Por isso, na grande curricular do curso, sobre a qual falaremos a seguir, constam disciplinas específicas para esse propósito.

Então, caso seu objetivo profissional seja tornar-se especificamente um professor em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Pré-Escola, ou ainda na gestão escolar, como orientador, coordenador, supervisor ou até mesmo diretor, a Licenciatura em Pedagogia EAD é a opção que deve ser escolhida.

 

O que se estuda no curso?

O curso tem duração mínima de 48 meses, ou quatro anos, que são divididos em oito semestres. E já que estamos falando de duração mínima, esse é mais um ponto que também gera dúvidas, isso porque, não faz muito tempo, algumas instituições de ensino superior davam aos alunos a possibilidade de conseguir a conclusão em apenas três anos. Porém, com a resolução CNE/CP 02/201, de 1º de junho de 2015, essa opção foi extinta.

Uma das grandes vantagens de termos um curso com duração mínima de quatro anos é que dessa maneira todos os alunos matriculados passam a ter acesso a uma grade curricular ainda maior, proporcionando assim mais conteúdos e, claro, conhecimento para que se formem profissionais amplamente capacitados e aptos a saírem da faculdade diretamente para o mercado de trabalho.

As disciplinas que compõem os oito semestre da faculdade de Pedagogia são as seguintes:

1º Semestre

·       História da Educação

·       Prática Textual em Língua Portuguesa

·       Formação Docente para a Diversidade

·       Filosofia da Educação

·       Libras - Língua Brasileira de Sinais

·       Sociologia da Educação

 

2º Semestre

·       Psicologia da Educação

·       Educação Ambiental e Cidadania

·       Antropologia da Educação

·       Didática

·       Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica

 

3º Semestre

·       Direitos Humanos, Educação no Trânsito e Relações Étnico-Raciais

·       Psicologia do Desenvolvimento

·       Educação e Ludicidade

·       Organização Didática da Educação Básica

·       Currículo e Planejamento da Educação Básica

·       Psicomotricidade no Contexto Escolar

 

4º Semestre

·       Fundamentos da Ação Pedagógica

·       Alfabetização e Letramento: Conceitos e Processos

·       Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva

·       Metodologia do Ensino de Natureza e Sociedade

·       Alfabetização e Letramento: Desenvolvimento e Apropriação

 

5º Semestre

·       Metodologia do Ensino de Ciências e Saúde Infantil

·       Transversalidade na Educação

·       Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa

·       Novas Linguagens e Tecnologias Educacionais

 

6º Semestre

·       Metodologia do Ensino de Arte

·       Metodologia do Ensino de História e Geografia

·       Metodologia do Ensino de Matemática - Anos Iniciais do Ensino Fundamental

·       Avaliação da Aprendizagem

 

7º Semestre

·       Educação de Jovens e Adultos

·       Pedagogia em Espaços Não Escolares

·       Gestão Educacional

·       Direitos Educacionais de Crianças e Adolescentes

 

8º Semestre

·       Orientação e Supervisão Educacional

·       Métodos e Técnicas de Pesquisa

·       Tópicos Especiais

·       Empreendedorismo na Educação

 

É importante destacarmos ainda que, além de ser aprovado em cada uma dessas disciplinas, o aluno também deverá realizar Atividades Complementares, Atividades Formativas e Atividades Integradoras, o Estágio Supervisionado, e o Trabalho de Conclusão de Curso, também conhecido como TCC.

 

Segunda Licenciatura em Pedagogia

Agora que você já sabe tudo sobre Pedagogia, vamos finalmente responder a pergunta lá do título. Além da licenciatura propriamente dita, que também pode ser chamada de primeira licenciatura, existe ainda a segunda licenciatura em Pedagogia, muito buscada por aqueles que já são licenciados em uma área específica e têm interesse em aprimorar ainda mais seu currículo. Porém, nesse caso, uma vez que é possível fazer o aproveitamento da grade curricular vista na primeira licenciatura, a duração da segunda consequentemente é mais curta.

Entre os principais benefícios de fazer uma segunda licenciatura estão o complemento da formação, uma vez que, o profissional terá um currículo mais amplo e poderá buscar um plano de carreira ainda maior, tendo portanto mais destaque e aumentando as possibilidades no mercado de trabalho na instituição onde já atua.

Portanto, seja primeira ou segunda licenciatura, definitivamente vale muito a pena fazer um curso de Pedagogia EAD!

0 comentários :

Postar um comentário

    Blogger news

    Blogroll

    About