26 de fev. de 2014

Rotulagem Ambiental, quais as vantagens para a empresa?

Segundo a norma ISO14020, a rotulagem ambiental se caracteriza pelas informações relevantes disponibilizadas nos rótulos dos mais diferentes produtos a fim de esclarecer que o mesmo esteja em harmonia com o meio ambiente. Visa incentivar o consumo de produtos e a procura de serviços com baixo grau de impacto ambiental. Há diferentes tipos de rótulos ambientais certificados que representam cada função.

Alguns que podem ser citados são: o rótulo para produtos ecológicos, representado por uma planta significa que o produto tem um ciclo de vida que reduz impacto. O rótulo do anjo azul certifica produtos e serviços com proteção ambiental. O rótulo Energy Star vem dos EUA e é utilizado quando o produto ou serviço é eficiente na economia de energia. E talvez o mais conhecido símbolo do ponto verde, a famosa seta em embalagens totalmente recicláveis.



A rotulagem ambiental é muito vantajosa para as empresas, pois diferencia o produto ou serviço por meio de um aspecto positivo. A preocupação com o meio ambiente por meio dos consumidores criou um nicho de mercado que carece de produtos e serviços específicos e ecologicamente corretos.

No entanto, é preciso ter em mente que o consumidor está cada vez mais exigente e informado. Principalmente consumidores que tem consciência ecológica e estão sempre em busca de informações sobre a veracidade da rotulagem. Por isso, para as rotulagens ambientais terem o devido respeito e credibilidade, ela deve ter por trás uma instituição pública ou privada prestigiada para garantir sua autenticidade.

A Energy Star já citada é uma dessas instituições responsáveis por rótulos com eficiência em energia. A ISO (Organização Internacional de Normalização) estabeleceu as classificações das possíveis rotulagens a fim de que os produtos e serviços representem realmente o que ilustram.

A empresa só tem a ganhar com a rotulagem ambiental se esta for realizada de acordo com os padrões e normas. Em um mercado onde reciclagem, sustentabilidade, energia e consumo inteligente estão se tornando assuntos do dia a dia e as escolas já ensinam esses valores para as crianças desde cedo, a rotulagem ambiental será regra.

0 comentários :

Postar um comentário

    Blogger news

    Blogroll

    About