18 de nov de 2013

Entenda como funcionam os painéis solares

A energia limpa está cada vez mais ganhando a devida importância e atenção e no futuro deveria ser a principal fonte de energia. Uma das formas de gerar este tipo de energia é por meio de placas fotovoltaicas, mais conhecidas como painéis solares. Esses painéis são projetados a fim de captar os raios solares e transformá-los em energia elétrica. As células fotovoltaicas compõem os painéis solares, geralmente compostos de silício cristalino e arsenieto de gálio.

Esses materiais são intercalados em um grupo de células que compõem cristais, que após a formação são cortados e polidos, formando as pequenas esferas presentes nos painéis. Juntamente com condutores metálicos e fósforo, as células são completadas e colocadas em um painel com uma placa de vidro para proteção.

Painéis Solares

Essas células fotovoltaicas conseguem gerar por meio da ação da luz uma diferença de potencial elétrico. Em um efeito permite as células absorverem a energia solar e terem a capacidade de fazer a corrente elétrica ter um fluxo entre duas camadas de cargas opostas. Os painéis solares vêm em conjunto com baterias para acumular a energia não utilizada para que a mesma seja usada em dias em que não há sol ou pela noite.

O custo para instalação deste tipo de energia limpa ainda é alto, já que não é difundido e a concorrência é mínima. No Brasil, o serviço custa em média 2,9 mil euros por quilowatt de potência. Uma casa para quatro pessoas precisaria de dois quilowatts de potência, sendo assim, a instalação dos painéis sairia por algo em torno de 14 mil reais. A maioria dos fabricantes de painéis solares oferece uma garantia extensa de 25 anos.

A manutenção é uma boa forma de prevenção para garantir vida longa ao painel. Os componentes que precisam de mais atenção são as baterias; o painel precisa de limpeza do vidro para que a função de capitar a radiação solar não seja prejudicada. Além disso, ao final da vida útil, os painéis solares são totalmente recicláveis. Difundir o uso dos painéis é a melhor forma de ter um preço acessível.

0 comentários :

Postar um comentário

    Blogger news

    Blogroll

    About