3 de mai de 2013

Ameaças à biodiversidade


Existem hoje muitas ações que são em essência sérias ameaças à biodiversidade do nosso planeta, sendo prejudiciais ao nosso meio ambiente e ao nosso próprio conforto e qualidade de vida, e que desestruturam a vida na terra não só para a nossa geração, mas principalmente para as próximas. Essas ações são muitas vezes (inclusive na sua maioria) combatidas com lentidão e apatia pelas instituições do governo, e outras muitas vezes aceitas pelo consenso geral em nome do progresso. E, mesmo que consigamos evitar muita destruição e poluição futura, algumas ações realizadas pelo homem são simplesmente irreversíveis.

Principais ameaças

Uma das principais ameaças à biodiversidade nos dias de hoje são as queimadas, que são também motivo e consequência do desmatamento. Com a emissão de gases poluentes para a atmosfera terrestre, ocorre hoje o tão comentado aquecimento global em consequência do efeito estufa provocado pelos gases. Dessa forma, com a terra mais quente e seca do que antes, o calor acaba gerando pequenos focos de incêndio que se propagam por milhares de quilômetros, devastando áreas nativas e prejudicando a saúde do solo, além de matar milhares de espécies da flora e fauna da região.



Esse desmatamento também é realizado há anos (ou até séculos) pelo próprio homem, que se utiliza da madeira nativa para diversos fins, como produção de móveis, material escolar e muitas outras coisas. Esse aspecto do desmatamento já está sendo minimizado pelas ações do governo de fiscalização e punição dos responsáveis, e também pelo consequente reflorestamento oferecido pelas indústrias para que sua ação seja considerada sustentável e não nociva ao nosso meio ambiente.

Poluição

A poluição aumenta tanto quanto o número de habitantes da terra aumenta. Quanto mais seres humanos vivendo aqui, mais lixo, mais esgoto, mais necessidade de combustível e a consequente poluição dos mares com o vazamento de petróleo. Essa poluição só poderá ser minimizada e reduzida a níveis aceitáveis quando os humanos mudarem suas rotinas e hábitos e lembrarem que não são a única espécie que deve sobreviver no planeta, portanto, também dependem do equilíbrio global para garantirem um futuro promissor por aqui.

0 comentários :

Postar um comentário

    Blogger news

    Blogroll

    About