28 de fev. de 2014

Confira estas dicas para uma culinária sustentável

Cada vez mais as pessoas vem aumentando sua preocupação com a sustentabilidade. Isto é natural, afinal cada um de nós quer que o mundo continue sendo habitável por muitos e muitos anos, para que nossos descendentes não venham a ter dificuldades devido à falta de sustentabilidade. Hoje é consenso que ninguém precisa deixar de usar os recursos naturais, desde que faça isso pensando na sustentabilidade dos processos e que use de maneira regrada e econômica. Por exemplo, ninguém precisa deixar de consumir água, mas pode reaproveitá-la em determinadas situações, além de economizar e utilizá-la de forma mais eficaz e econômica.

Em nossa casa, na hora de cozinhar não deve ser diferente. Afinal, é na hora de preparar os alimentos que uma grande quantidade de desperdícios pode ocorrer. Veja estas dicas para que sua culinária seja saudável e ao mesmo tempo sustentável.


                               
Tenha sua própria horta: caso você tenha espaço para plantas em sua casa, plante uma horta em seu quintal, para que você tenha alimentos frescos e orgânicos. Caso more em apartamento, pode plantar algumas variedades dentro de vasos e deixar na área de serviço.

Reutilize a água: quando você lava sementes como lentilhas e arroz, ou legumes, guarde a água utilizada e use para regar suas plantas. Além de economizar água, suas plantas vão receber nutrientes extras.

Mergulhe os grãos em água: mergulhar grãos como lentilhas, arroz e feijão por algumas horas antes de cozinhar é uma atitude que irá fazer você utilizar menos gás e economizar no tempo para o alimento ser preparado. Nunca se esqueça de manter panela tampada enquanto cozinha, pois assim você tem mais eficiência e economiza gás. Outra dica importante é usar uma panela de pressão.

Substitua os guardanapos: guardanapos de pano são muito menos agressivos ao meio ambiente, já que podem ser reutilizados, diferente do guardanapos de papel, que ajudam a produzir muito mais lixo.

Deixe micro-ondas desligado: é muito comum deixar o aparelho de micro-ondas ligado, mesmo quando não está sendo utilizado. Porém, mesmo em "stand by" ele consome energia elétrica. Desligue da tomada aparelhos, como o forno, micro-ondas, processador de alimentos, e outros. Isso reduzirá a "energia vampirizada” e pode gerar economia de mais de 5% na sua conta de eletricidade.

Use criteriosamente os aparelhos: evitar usar processadores de alimento em situações onde você pode usar a faca, por exemplo, causam uma grande economia de eletricidade.  Empurrar alimentos saídos direto da geladeira para o forno, também causa um consumo maior de eletricidade.  Deixe os alimentos descongelarem um pouco antes de colocá-los para cozinhar. Não pré-aqueça seu forno mais do que o tempo necessário. Faça o melhor uso e o mais consciente possível, para isso, por exemplo, cozinhe mais de uma coisa ao mesmo tempo.

Olhe a eficiência: ao comprar aparelhos elétricos para sua cozinha, analise o selo de eficiência energética do Procel. Prefira os mais econômicos.

Use apenas lâmpadas fluorescentes compactas: estas lâmpadas duram cerca de 15 vezes mais que as lâmpadas tradicionais, além disso, elas consomem até 75% menos energia.
Máquina de lavar louça: para quem utiliza este eletrodoméstico, é importante usar a máquina somente quando ela estiver cheia e também, pular o ciclo de secagem com ar quente, deixando que os pratos sequem sozinhos.

Sobras: jamais coloque as sobras de comida na geladeira enquanto ainda estiverem quentes. Isso vai elevar a temperatura interna da geladeira, consumindo muito mais energia elétrica. Ao invés disso, deixe os alimentos chegarem à temperatura ambiente antes de refrigerá-los.
Limpeza: busque encontrar substitutos ecológicos para os produtos de limpeza que usem compostos químicos. Por exemplo, você pode pulverizar as bancadas com a água da torneira, e em seguida, limpar com uma toalha feita em microfibra. Isso elimina 97% dos germes e bactérias. Para alcançar uma limpeza profunda, utilize álcool, que mata 99,9% de todos os germes.

Deixe as louças de molho: outra boa dica para conseguir poupar água e ainda por cima utilizar muito menos detergente, é deixar as louças, talheres, pratos e panelas de molho por alguns minutos antes de lavá-las. A água irá facilitar a retirada da sujeira e você não vai precisar deixar a torneira aberta por muito tempo, e consequentemente não vai precisar usar tantos produtos químicos. Da mesma forma, Quando for lavar a louça, deixe o ralo da pia tampado ou então coloque tudo dentro de um balde cheio de água. Depois de um certo tempo, tire os talheres, pratos e panelas e os lave como de costume. Porém lembre-se de manter a torneira fechada, sempre que estiver esfregando as louças e use a menor quantidade possível de detergente.

0 comentários :

Postar um comentário

    Blogger news

    Blogroll

    About