25 de ago. de 2017

Como a internet teve surgimento no mundo

No final do verão de 1969 - algumas semanas depois dos desembarques na Lua, poucos dias depois de Woodstock, e um mês antes da primeira transmissão do Flying Circus de Monty Python - uma grande caixa de metal cinza foi entregue ao escritório de Leonard Kleinrock, Um professor da Universidade da Califórnia em Los Angeles.
Era do mesmo tamanho e forma que uma geladeira doméstica, e, ao contrário, pelo menos, tinha tanto charme. Mas Kleinrock estava emocionado: uma fotografia da época mostra-o de pé ao lado, com gravata marrom e calça castanha de final dos anos 60, radiante como um pai orgulhoso.
Se ele tivesse tentado explicar sua excitação a ninguém além de seus colegas mais próximos, eles provavelmente não teriam entendido. Os poucos estrangeiros que conheciam a existência da caixa não podiam sequer chamar seu nome: era um IMP, ou "processador de mensagens de interface", mas no ano anterior, quando uma empresa de Boston ganhou o contrato para construir, o senador local, Ted Kennedy, enviou um telegrama que elogia seu espírito ecumênico na criação do primeiro "processador de mensagens inter-religiosas".
Escusado será dizer que a caixa que chegou fora do escritório de Kleinrock não era uma máquina capaz de promover a compreensão entre as grandes religiões do mundo. Era muito mais importante do que isso.

É impossível dizer com certeza quando a Internet começou, principalmente porque ninguém pode concordar com o que, precisamente, é a internet. (Isso é apenas uma questão filosófica: é também uma questão de egos, uma vez que várias das pessoas que fizeram contribuições-chave estão ansiosos para reivindicar o crédito.) Mas, 29 de outubro de 1969 - há 40 anos na próxima semana - tem uma forte reivindicação de Sendo, como Kleinrock coloca hoje, "o dia em que a infantIL internet pronunciou suas primeiras palavras". 

0 comentários :

Postar um comentário

    Blogger news

    Blogroll

    About