27 de abr. de 2013

Sustentabilidade: o que é?


Ouvimos todos os dias em diversas formas de mídia a expressão sustentabilidade ou algo sustentável, e não temos muitas vezes a dimensão real do que esse termo quer dizer. Muitos de nós realmente não sabemos o que é, enquanto outros possuem uma vaga ideia e se contentam com ela, já que a princípio essa tal de sustentabilidade não está mudando diretamente o meu dia. Ou não estava.



Conceito e exemplos de sustentabilidade


Sustentabilidade é um termo que pode ser utilizado para várias coisas, como realmente é nos dias de hoje. Ele pode ser adjetivo para várias ações ou atividades, que recebem o nome de sustentável quando conseguem melhorar a qualidade de vida do ser humano e suprir as nossas necessidades sem de fato comprometer o ambiente das futuras gerações.

Isso quer dizer que as ações sustentáveis não possuem grande impacto no meio ambiente e ajudam a manter a terra mais humana para o futuro, o que é algo desejável para qualquer atividade humana. Até as nossas atividades diárias em casa e no trabalho podem ser sustentáveis, e mesmo sem divulgar isso na mídia para autopromoção (como a maioria das empresas fazem), você poderá sentir orgulho de si mesmo por não ser um vilão do seu próprio lar.

O que acontece é que muitas empresas utilizam o termo não por não ter impacto na natureza, não por não agredir o meio ambiente, não por utilizar materiais recicláveis ou naturais: as empresas hoje já utilizam o termo para classificar ações menos nocivas que as praticadas anteriormente.

Se uma empresa polui, mas utiliza desde o ano passado uma técnica que polui menos, ela já se auto intitula uma empresa sustentável. Se ela utiliza para o crescimento econômico e material uma técnica que destrói menos uma área indígena, ou que desmata menos uma parte da Mata Atlântica, ela já se diz sustentável.

Em parte esse termo é inapropriado para essas atividades ainda prejudiciais, mas devemos observar e agradecer que isso já pode ser uma consciência e compromisso nos dias de hoje. Longe de ser satisfatória (para dizer o mínimo), a atividade humana dá os primeiros e pequenos passos para parar a destruição desenfreada da nossa casa.

0 comentários :

Postar um comentário

    Blogger news

    Blogroll

    About