18 de abr de 2013

Tenha uma rotina sustentável

Para todos aqueles que ficam felizes ao ouvir que uma empresa pratica ações sustentáveis, ou incentivam a prefeitura e instituições locais às atitudes mais sustentáveis, é importante saber que a sustentabilidade começa na nossa casa, debaixo no teto de casa um.
A sustentabilidade humana não deve ser praticada por empresas apenas que desejam ter uma imagem melhor frente ao consumidor. Pelo contrário, a sustentabilidade deve ser uma atitude mínima e silenciosa que está na consciência de cada um. Apenas colocando-a em cada pessoa desse planeta, a sustentabilidade poderá virar um padrão de ações, não uma exceção interessada ou imposta pelos órgãos de controle.

Como mudar a nossa rotina

A boa notícia é que as ações sustentáveis no nosso dia são pequenas e totalmente executáveis por nós sem que percamos muito tempo ou abdiquemos do nosso conforto. Uma dessas ações – que é a mais simples e a que causa mais impacto ao meio ambiente – é a separação do lixo.
Sabemos que todo o sistema de processamento de lixo de aproximadamente 99% das cidades brasileiras é precário e nada sustentável, mas essa ação já pode minimizar o estrago. Ao invés de apenas um latão de lixo em casa e outro no seu estabelecimento comercial, disponha de mais latões para a separação do lixo. No mínimo dois: um para itens recicláveis e outro para orgânicos.
Os itens recicláveis normalmente são os de papel, de alumínio, vidro e alguns outros materiais sintéticos. Quando utilizar recipientes como latinhas de conserva, vidros de alimentos, caixas de leite e outros, lave o recipiente e coloque-o no lixo reciclável. Mesmo que a sua cidade não tenha uma coleta seletiva de lixo, há muitas instituições e profissionais que trabalham com lixo, catando, recolhendo ou direcionando esses materiais. Você poderá contatá-los e vender esse material, inclusive ganhando um pouco de dinheiro com isso.

Economia

Outra forma de se ter uma rotina sustentável é não desperdiçar. Nem água, nem luz, nem comida. E isso se baseia em um consumo consciente, onde sabemos exatamente o quanto precisamos e usamos com sabedoria, para que todos possam utilizar também, por muito tempo.
Trocar lâmpadas por outras mais econômicas, não demorar demais no chuveiro, apagar as luzes de cômodos vazios, pegar apenas a comida que for mesmo consumir. Essas ações são benéficas para o meio ambiente e para o seu bolso, já que todas significam também economia de dinheiro.

0 comentários :

Postar um comentário

    Blogger news

    Blogroll

    About