7 de mai de 2013

Praticando a sustentabilidade desde cedo


A sustentabilidade está virando moda e já é uma realidade na maioria dos estabelecimentos comerciais, industriais e residenciais do Brasil. Mas sabemos que as ações que são desenvolvidas hoje não são suficientes para diminuir significativamente o impacto da produção e consumo humanos no meio ambiente terrestre, mesmo que essas ações estejam sempre na mídia e passem pelos nossos olhos e ouvidos todos os dias. E essa insuficiência das ações tem um motivo óbvio de ser.

Essas ações são desenvolvidas por obrigação e por cobrança, já que os profissionais que realizam essas ações temem sanções de órgãos do governo. Se esse aprendizado tivesse aparecido mais cedo nos adultos e chefes de organizações em atuação hoje, essas ações seriam desenvolvidas naturalmente e seriam tanto suficientes quanto eficazes. Mas isso já está mudando para as próximas gerações. Os novos alunos das escolas públicas e particulares já estão sendo inseridos no contexto de sustentabilidade através de ações extracurriculares e do próprio currículo do ensino fundamental.

As principais ações e formas de educar

A educação para a sustentabilidade, como é chamada a educação que ensina os jovens e crianças a forma de construir ações sem destruir a natureza, é praticada hoje em muitas escolas e instituições do país, através de ações, exemplos e estudos de caso que mostram aos jovens o que pode, o que não pode e o que deve ser feito por cada um.

Sabemos que a educação é a base das ações do futuro adulto, e podemos dessa forma confiar um pouco mais nos futuros líderes, se lhes forem fornecidas informações e exemplos sobre o que poderá manter o futuro do nosso planeta mais limpo e mais digno para as futuras gerações.



Visitas a instituições e ações de replantio, bem como lições de como separar o lixo são as principais armas no combate à ignorância e às medidas inapropriadas do futuro. Além dessas ações inseridas no cotidiano de muitas instituições, no currículo do ensino fundamental e médio das escolas estão inseridos conceitos e lições de sustentabilidade, para que todos sejam ensinados e futuramente avaliados sobre esse conhecimento, um dos mais importantes que os alunos já puderam ter contato na escola.

0 comentários :

Postar um comentário

    Blogger news

    Blogroll

    About