7 de jun. de 2013

A importância do reflorestamento

Todos nós sabemos e somos educados desde pequenos que devemos cuidar do meio ambiente para contribuir com a preservação de nossas riquezas naturais e evitar o aquecimento global e questões parecidas. E é por isso que o reflorestamento também se faz muito importante no cenário em que vivemos atualmente. São inúmeras as vantagens dessa ação.

A vegetação faz com que a emissão de gás carbônico não vá tanto para a atmosfera, pois eles a retém, e isso é uma importante ação no combate à intensificação do efeito estufa. Também são os vegetais que realizam a fotossíntese, que removem o gás carbônico que consegue atingir a atmosfera e, assim, permitem a fixação do carbono na biomassa da vegetação e nos solos.

O maior benefício que o reflorestamento traz é o combate às mudanças climáticas, que são muito perigosas para o ecossistema natural e afetam a todos nós, principalmente os animais, que não sabem se defender desses fenômenos.



É importante lembrar que as árvores evitam ou reduzem a erosão do solo e a contaminação da água e suas sombras podem evitar o uso de ar condicionado de diversos estabelecimentos e edifícios residenciais. Além disso, a sombra também refresca as ruas, o que faz com que em que existem uma maior concentração de árvores, a temperatura média seja entre 5 e 9 graus menor do que cidades desprotegidas. Elas também reduzem significativamente a poluição acústica nos cruzamentos e vias de grande movimento. Essa é uma pequena amostra, em tempo real, do que as árvores são capazes de fazer no dia a dia.

Além disso, as árvores reduzem a necessidade da construção de centrais hidrelétricas e nucleares e contribuem com as correntes subterrâneas e com a manutenção dos rios. Também é uma fonte constante de combustível para usinas e estufas, além de servirem de barreira visual.  E se não fosse o suficiente, as florestas em geral têm papel fundamental na preservação da fauna e da flora silvestres.

Que as árvores são importantes para a vida de todos os seres vivos desde os seus primórdios até hoje não é novidade para ninguém. Elas fazem parte do nosso cotidiano, desde ao oferecer uma sombra até ao compor os pisos laminados de nossas casas. Por essas razões que é fundamental preservar a natureza e incentivar o reflorestamento de qualquer maneira. Assim, estaremos contribuindo para o futuro do nosso planeta.

0 comentários :

Postar um comentário

    Blogger news

    Blogroll

    About