22 de jul. de 2013

Soluções sustentáveis na construção civil

Reduzir os impactos ao meio ambiente, garantir o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida são desafios cada vez mais presentes. A consciência verde ganha espaço em diferentes segmentos e também nos empreendimentos imobiliários. Grandes construtoras incorporam em seus projetos atitudes sustentáveis que vão desde o canteiro de obras até a concepção das unidades entregues.

A construção civil gera um grande volume de resíduos e descartes de materiais poluentes, sendo preciso buscar alternativas que atenuem os impactos. Por isso, muitos empreendimentos já adotam uma postura amiga do meio ambiente durante a realização da obra e implantam ações como captação de energia solar, lâmpadas LED, uso de água da chuva e um sistema especial de esgoto. Em alguns casos, há ainda a preocupação em despertar a consciência ambiental da comunidade do entorno e dos próprios funcionários, para realizar a coleta seletiva de resíduos no canteiro de obra.


Além de buscar soluções para diminuir os impactos ao meio ambiente durante a realização do empreendimento e ainda torná-lo financeiramente viável, o outro grande desafio é adequar o projeto para ser o mais sustentável possível: utilização de equipamentos para racionalização, redução do consumo de energia, reutilização da água, uso de dispositivos que garantam a diminuição de desperdício, fácil identificação de vazamentos, fixação de vidros nas áreas comuns e privativas.

Mas não é apenas a estrutura física do prédio que deve ser sustentável para evitar danos ao meio ambiente. Os moradores também devem mudar comportamento. O condomínio também deve proporcionar condições para isso, como adotar coleta seletiva de resíduos, postos para o recolhimento de óleo de cozinha, pilhas e baterias e vagas exclusivas para bicicletas. Com essas atitudes se faz diferença.

0 comentários :

Postar um comentário

    Blogger news

    Blogroll

    About