1 de jul. de 2013

Vida Sustentável - Vida Feliz!

Com o progresso acelerado que a humanidade viveu nos últimos séculos, as indagações sobre sustentabilidade foram ficando cada vez mais comuns. E isto vem afetando nos mais diversos campos da vida. Desde a vida social até a profissional. Ser sustentável é, antes de tudo, uma necessidade em nosso tempo.
Mas afinal o que é sustentabilidade? Como ser sustentável no dia a dia? Isso tem impacto sobre a minha felicidade? Vamos às respostas.
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.  Por isso sustentabilidade é um dever e uma obrigação de todos, desde cidadãos até empresas e o governo. Para você ter uma vida sustentável existem diversas maneiras, e isso sem sombra de dúvidas lhe trará uma enorme satisfação de dever cumprido, além de torna-lo mais adepto de um mundo melhor, algo bastante em falta em nossa espécie...

Vamos a algumas dicas de como ser sustentável no dia a dia:

1) Utilize o ar condicionado com sabedoria, apenas quando seja necessário e dois graus abaixo da temperatura ambiente, assim você evita que 900 kg de dióxido de carbono subam para atmosfera, anualmente.;
2) Coloque lâmpadas fluorescentes e ligue apenas na ausência de luz, evite portanto, usar durante o dia;
3) Quando precisar trocar seus eletrodomésticos, procure os que tenham “A” na avaliação Procel, pois permitem o uso mais eficiente de energia elétrica;
4) Mantenha o hábito de desligar o monitor do computador quando precisar sair da sala;
5) Procure utilizar pilhas recarregáveis, pois elas podem diminuir a possibilidade de contaminação da água e o solo, com mercúrio e cádmio, e também a atmosfera com vapores tóxicos – afinal, elas não são descartadas com tanta frequência;
6) Evite deixar aparelhos eletrônicos no modo de espera (stand by), crie o hábito de tirá-los da tomada;
7) Seja um agente voluntário, procure apagar todas as luzes desnecessárias na sua casa, trabalho, banheiros públicos, shoppings, restaurantes e afins, pois o prejuízo ambiental reflete em todo o planeta.
8) Evite comprar legumes, frios e carnes em bandejas de isopor.
9) Procure produtos que tenham menos embalagens ou utilize aqueles que tenham embalagem feita com materiais reciclados ou recicláveis.
10) Ao cozinhar, mantenha a tampa da panela fechada. Com essa atitude você concentra mais calor e economiza gás de cozinha.
11) Feche sempre bem a porta da geladeira, pois aberta, há um maior consumo de energia para manter a temperatura. Não deixe a porta aberta enquanto pensa no que vai tirar dela, nem a abra e feche repetidas vezes.
12) Evite manter a temperatura interna do refrigerador inferior a 5 ou 6 graus. Isso aumenta o consumo energético em cerca de 7%. 
13) Opte sempre pelo papel reciclado, imprima só o necessário, no modo econômico e utilize os dois lados da folha. A fabricação de mais papel faz com que sejam derrubadas mais árvores, aumentando o aquecimento global e diminuindo a qualidade do ar e da água.
14) Evite a indústria dos descartáveis: prefira o coador de pano, os alimentos fora das bandejas de isopor, o copo de vidro e guardanapos de pano, enfim, todo produto que se use, lave e use novamente, em vez de jogar fora.
15) Use menos o carro! Ande de bicicleta, caminhe e utilize mais transportes públicos. Cada quilometro que deixar de percorrer de carro, você evita a emissão de cerca de 300 gramas de dióxido de carbono. 
16) Tenha sempre um saco de lixo no carro e nunca jogue lixo na rua ou pela janela. Além de falta de educação e cidadania essa atitude contribui para o desequilibro de uma cidade com o entupimento dos bueiros e aumento de doenças causadas pelo lixo acumulado. 
17) Dê preferência as pequenas quitandas, mercadinhos e armazéns do seu bairro que vendam produtos produzidos na sua região. Os grandes hipermercados padronizaram o consumo e descaracterizam o comércio local tradicional.
18) Feche a torneira enquanto escova os dentes! Com a torneira aberta, são desperdiçados de 50 a 80 litros de água enquanto se escova os dentes, ou se faz a barba. Aprenda a utilizar a torneira com menos vazão possível. Uma torneira aberta deixa correr de 12 a 20 litros de água por minuto.

Estas são algumas pequenas atitudes que você pode tomar em seu dia a dia que com certeza farão uma grande diferença. Mas você que está lendo este texto provavelmente esta se perguntando: Mas para fazer isto eu precisarei me esforçar mais que o habitual. E eu lhes digo, sim você terá que se esforçar mais e sair de sua zona de conforto. Lembre-se que nada vem de graça e tudo que é bom demanda esforço. Principalmente no início, antes de criarmos os hábitos. Mas para motiva-lo e tornar mais fácil estas mudanças eu lhes sugiro um excelente site que disponibiliza um material de excelente qualidade e dotado de grande sabedoria. Estou falando do Círculo do Bem. Este site tem por objetivo lhe proporcionar motivação para o dia a dia através de pequenas histórias e imagens com frases famosas sobre situações que diariamente nos acometem e geralmente nos consomem muita energia. Por isso seja sustentável, seja sábio, seja bem informado. O planeta e sua vida com certeza irão agradecer!  

0 comentários :

Postar um comentário

    Blogger news

    Blogroll

    About