11 de jul de 2015

Dicas de como exportar o seu produto

Começar a vender seus produtos para o exterior é um passo muito grande a ser dado por produtores e administradores de pequenas e médias empresas. Às vezes ter um produto muito bom, que seja inovador e apresente diversos diferenciais e vantagens nem sempre é o suficiente, pode ser apenas um pré-requisito. O importante mesmo é que a sua empresa esteja estruturada o suficiente e tenha pleno conhecimento da região para a qual vai exportar, garantindo o sucesso da exportação.
O primeiro passo é ter um produtor diferenciado para que ele se destaque no mercado. Seja na sua embalagem ou no seu processo produtivo, ele precisa oferecer vantagens para conquistar o cliente e fazer com que ele tenha vontade de comprar. Com o seu produto pronto, parta para a próxima etapa importante: pesquisa de mercado. É imprescindível que você conheça o país para o qual vai exportar o seu produto. É preciso ter o conhecimento da sua cultura, do preço dos produtos concorrentes, conhecer o seu público-alvo de perto e pensar em estratégias para se instalar lá e obter sucesso. Apenas com o conhecimento prévio da região é possível se sobressair nas vendas.

Também pesquise se na região para a qual você pretende exportar o seu produto será necessário algum tipo de certificado ou selo de qualidade para ser importado, principalmente se o seu produtor for alimento, pois é preciso ter a garantia de que ele não estrague durante o trajeto. Além disso, é preciso solicitar registros na Secretaria de Comércio Exterior (ligada ao Ministério da Indústria e Comércio Exterior) e também na Receita Federal. O próprio Ministério do Desenvolvimento oferece iniciativas que ajudam o pequeno exportador a se firmar no mercado internacional. O programa Primeira Exportação é um deles, e ocorre em nove estados brasileiros. Também existe o Aprendendo a Exportar e o Vitrine do Exportador. Os três são oportunidades muito boas para começar.

Diante dessas dicas, planeje com cuidado as suas ações dentro e fora da sua empresa. Exportar pode ser difícil à primeira vista, mas depois que você entender todos os processos, a chances de sucesso aumentam significativamente.

0 comentários :

Postar um comentário

    Blogger news

    Blogroll

    About