30 de jul. de 2015

Mestre de Obras – Qual a função dessa profissão

O “mestre” que deriva do latim dominus, que significa dominar, executa e confere para com os demais uma série de tarefas. A "ideia" de ser mestre e até mesmo líder é presente em todas as profissões onde existem dois ou mais funcionários trabalhando em conjunto a fim de um objetivo em comum, e com as construções não poderia ser diferente. Nas construções nós temos um pilar muito importante da organização da obra esse é o Mestre de Obras que é o responsável pelos operários, encaminhamento da obra e materiais da construção,

Receber e fiscalizar os materiais da construção é uma das funções do mestre de obras, mas ele também coordena e examina os trabalhos realizados por todos os participantes da obra afim de conferir a qualidade dos trabalhos executando já que  além do seu trabalho específico o profissional fica responsável por transmitir recomendações dadas pelo engenheiro ou arquiteto responsável pela obra.

O mestre de obras é o profissional mais requisitado no campo das obras, já que é ele que detém todos os documentos e recomendações sugeridas pelo engenheiro que desenhou o projeto do qual ele está cuidando.
Para exercer tantas atividades é necessário que o mestre de obras possua um conhecimento em todas as especialidades que o envolvem na obra e por isso muitas vezes o empreiteiro também faz o papel de mestre, já que ele já tem uma boa bagagem sobre todas as obras executadas na construção, porém isso esta mudando já que hoje em dia é possível encontrar cursos para que se seja um mestre de obras treinado e capacitado para a profissão.

Para ser um mestre de obras preparado para o cargo algumas coisas são necessárias como por exemplo, espírito de liderança, paciência, pulso firme em alguns casos e muita dedicação a fim de chegar no objetivo final. Até alguns anos, o mestre da obra também exercia a função de arquiteto e engenheiro em construções de porte médio, más isso mudou com o surgimento de profissionais especializados para o trabalho, porém, isso ainda ocorre em construções menores.
Fonte:
Artecil Artefatos de Cimento LTDA. 

0 comentários :

Postar um comentário

    Blogger news

    Blogroll

    About