29 de jun. de 2013

Sustentabilidade: um (bom) caminho sem volta

O mundo está com sorte: é crescente a preocupação com a sustentabilidade e a prática consciente de ações, visando atingir menos ao meio ambiente. O conceito pode ser facilmente entendido, uma vez que sustentabilidade trata-se, basicamente, de realizar as atividades cotidianas (sejam elas relacionadas à vida pessoal, a trabalho ou a produção de bens de consumo) de forma amiga da natureza. Para garantir que cada vez mais pessoas entendam a importância da sustentabilidade e saber quais são os resultados trazidos por ela, o aprendizado deve ser feito desde o início da vida de cada pessoa, em casa com a educação familiar e aprimorada nas instituições de ensino. Mas não basta apenas estar por dentro da teoria, é preciso praticar.

No dia a dia, os cuidados com o meio ambiente podem ser vistos e entendidos nas pequenas ações. Aquelas atitudes básicas e que fazem parte do repertório de todo bom cidadão, como não jogar lixo nas ruas, destinar materiais à reciclagem e não desperdiçar água ao tomar banho ou lavar a louça, por exemplo, fazem toda a diferença.



Já na fabricação de produtos e levantamento de construções, o principal a atentar é ao controle e bom uso de recursos naturais. O meio ambiente é provedor dos mais diversos recursos, que são de extrema utilidade e valia para as criações dos seres humanos. Usá-los de forma consciente traz benefícios para todos os lados, uma vez que os projetos saem do papel e os recursos continuam disponíveis e renovando-se na natureza.

Para nos locomovermos, necessitamos de meio de transporte. Por sua vez, meios de transporte precisam de combustíveis para o correto funcionamento. Se bem analisado, esse fato passa rapidamente de um problema, para uma solução. Dê preferência a meios alternativos para movimentar-se, como bicicletas, uma boa caminhada ou o transporte público para diminuir o número de automóveis nas ruas e evitar o excesso de poluentes. Não é possível realizar suas atividades cotidianas assim? Então, opte por combustíveis ecológicos – além de sustentáveis, esses tipos de combustíveis podem ser favoráveis também ao seu orçamento.


Não existem desculpas para não pensar no meio ambiente. São diversas as alternativas sustentáveis e quando cada indivíduo faz a sua parte, torna-se realidade o desejo de se viver em um ambiente preocupado com as questões ambientais. 

0 comentários :

Postar um comentário

    Blogger news

    Blogroll

    About