12 de out. de 2013

Cidades mais sustentáveis do Brasil

Sustentabilidade é um termo tão novo que ainda não está nos dicionários formais da língua portuguesa tal qual a definição que conhecemos no nosso dia a dia. A sustentabilidade seria em uma explicação breve, a capacidade de produzir todos os recursos necessários para a vida na Terra sem prejudicar o meio-ambiente. No caso das nossas cidades o comportamento sustentável se refere, portanto ao desenvolvimento socioeconômico, geração de água e energia, limpeza e urbanização. Bem antes de este termo começar a ser discutido, a cidade de Curitiba já era referência no que se diz respeito à urbanização, transporte público e limpeza.


Há mais ou menos quarenta anos atrás os responsáveis pela administração da capital do Paraná já haviam iniciado projetos considerados de vanguarda. O mais conhecido deles é o que se refere ao sistema de ônibus, o primeiro do mundo de transporte rápido, com corredores exclusivos, paradas em estações pré-determinadas e ônibus biarticulados e os chamados ligeirinhos (nomeados assim, por pararem apenas em pontos fixos). Curitiba também conta com um inteligente plano para prevenir enchentes, inaugurado nos anos 70, no qual os canais e rios da cidade receberam parques ao seu entorno para um melhor escoamento da água.


Londrina, outra cidade modelo do Paraná, é premiada no Brasil e no exterior pelo seu projeto de reciclagem. Além de a cidade contar com todo o sistema de coleta seletiva e latas especiais para o descarte, o projeto de reciclagem, lançou o “Cesta Verde” iniciativa na qual os moradores da cidade trocam o material reciclável por alimentos orgânicos.

A poluída cidade de São Paulo entra na lista das mais sustentáveis tamanho o esforço de governantes e da população para reverter o cenário. A estratégia dos governantes é a única solução que é mobilizar a população a participar ativamente das decisões por projetos sustentáveis. Iniciando pela campanha “Você no Parlamento” permitindo aos cidadãos elencarem temas como trânsito, saúde e educação direcionando o que deve ser discutido e colocado em ação pelos vereados. Há também a iniciativa Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município (IRBEM) e o projeto Cidades Sustentável.

0 comentários :

Postar um comentário

    Blogger news

    Blogroll

    About