1 de out. de 2013

Consciência sustentável durante sua viagem de trabalho

O grande porte dos caminhões, geralmente, está associado à ideia de muito barulho e muita fumaça na estrada, não é mesmo? Entretanto, o mundo segue rumo a uma tendência mais abrangente que prima por um comportamento sustentável generalizado, inclusive no que toca às alternativas de procedimentos e desenvolvimentos para a profissão dos caminhoneiros. Desse modo, os caminhões não apenas carregam cargas pesadas, mas a responsabilidade e o compromisso ambiental com o planeta em que vivem.

Ainda que as mudanças comecem na regulagem e constante revisão do caminhão, o comportamento dos caminhoneiros durante sua viagem de trabalho é fundamental para que aja um comportamento sustentável por inteiro, e isso inclui desde o armazenamento adequado do lixo acumulado à preservação da mata. Há também novidades sustentáveis oferecidas pela indústria de caminhões que vêm compondo uma grande guinada nesse setor nos últimos tempos. Assim, para viagens de caminhão mais sustentáveis, já existem peças de caminhão mais sustentáveis, pois o mercado já conta, entre outras opções, com: motores menos poluentes proveniente da chamada tecnologia verde, com energia totalmente limpa e renovável, conta com baterias recicláveis e de longa duração, ainda que seja indicado para o caminhão rodar apenas nos centros urbanos. Mas, há também os motores totalmente abastecidos de etanol; o motor híbrido diesel-elétrico para caminhões que reduz até 30% o seu consumo e sua emissão de poluentes e o motores movido à gás natural, muito frequente nos caminhões europeus.


Outra dica fundamental para se manter o caminhão mais sustentáveis e, por consequência, viagens mais generosas com o planeta, é investir em pneus econômicos. É sabido que, quanto mais pesados os pneus, maior é o consumo de combustível, logo a queima de combustível e poluição da atmosfera; assim, pneus mais leves e com menos matéria-prima são uma ótima alternativa de produção das frotas de caminhões. Além da crescente inserção do alumínio na indústria de transporte, em substituição da fibra de vidro e de plástico. Um ponto positivo para o caráter reciclável, a resistência, a durabilidade do material e a leveza do material que diminui o consumo de combustível e suas consequências.

Talvez, colocar em prática todas essas dicas seja difícil, porém, você pode começar por aquelas que sejam mais viáveis. É importante que aja um começo para que, aos poucos, você possa contribuir, em plenitude, para um mundo mais sustentável e ecologicamente correto.

0 comentários :

Postar um comentário

    Blogger news

    Blogroll

    About