24 de out. de 2013

Dicas para ser sustentável durante o dia a dia

A sustentabilidade nunca esteve tão em moda. Esse vocábulo é recorrente em programas de TV, revistas e mídias sociais, estejam os veículos relacionados à saúde, bem-estar, esporte, entre outros assuntos. Sustentabilidade, segundo uma definição geral, é a habilidade de sustentar uma ou mais condições determinadas por algo ou alguém. Em uma definição mais específica, é como uma sociedade consegue sustentar um sistema onde todos tenham qualidade de vida sem destruir as reservas naturais do planeta. Como podemos fazer isso como indivíduos?


Uma das práticas mais simples é não jogar lixo nas ruas. Seja um papel de bala, a casca de uma fruta ou um resto de cigarro. Com lixo nas ruas, as cidades além de ficarem sujas, ficam propensas a entupimento do escoamento de água e nos dias de chuva forte as enchentes. Reciclar o lixo em casa é uma bela dica de sustentabilidade. Ter um lugar maior para separar os materiais recicláveis é ideal. Se não há coleta em seu prédio ou bairro, a maioria das grandes redes de supermercado oferecem postos de recolhimento. A mesma dica serve para pilhas e baterias descarregadas, assim como dispositivos eletrônicos fora de funcionamento. Nunca jogue esses itens em lixo comum, pois contêm substâncias tóxicas como chumbo que poluem o solo e a água.

Economizar água é outro item essencial para um planeta sustentável. Não lavar calçadas, janelas e carros com mangueiras faz uma grande diferença. Varrer e passar um pano úmido já resolve a situação. Fechar a torneira no momento em que estiver escovando os dentes ou ensaboando a louça pode economizar mais de 20 litros de água por usuário. O banho também é um grande vilão. Fechar o chuveiro ao ensaboar o corpo ou cabelos já ajuda a economizar.


O mesmo vale para a energia elétrica. Não deixar equipamentos que não estão sendo usados ligados ou luzes acesas faz diferença. Os eletrodomésticos e lâmpadas novos com tecnologia mais avançada já são mais econômicos. Ensinar as crianças esses hábitos desde muito pequenas poupa tempo e ajuda a melhorar a saúde do nosso planeta.

0 comentários :

Postar um comentário

    Blogger news

    Blogroll

    About