25 de jul. de 2013

25 de jul. de 2013
0 Comments
Posted in Arrangement , Art , Business

O valor dos empreendimentos sustentáveis


A atenção à preservação do meio ambiente, incluindo a correta utilização dos recursos naturais, já é obrigatória em qualquer segmento econômico. No entanto, quando essa preocupação é comprovada na prática e recebe a certificação de um órgão reconhecido internacionalmente torna-se um valioso diferencial. Seja pela real conscientização ambiental ou por mero interesse financeiro – imóveis sustentáveis podem valer de 10% a 20% a mais do que os convencionais –, ou pelos dois motivos, é crescente a procura por um selo verde.

É o que mostram as estatísticas do Green Building Council Brasil (GBC Brasil), organização não governamental que atua no país desde 2007 com o objetivo de fomentar a indústria de construção sustentável. Mais que isso, promove no Brasil a certificação internacional LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), sistema de classificação de edificações a partir de critérios de sustentabilidade ambiental em diferentes categorias. “Em 2012 havia em média 16 registros por mês em busca da certificação. Nos primeiros cinco meses de 2013 o número cresceu mais de 40%, chegando a 22 solicitações por mês”, informa o diretor técnico e educacional da organização, Marcos Casado.



Entre os 732 registros de solicitação para a certificação LEED no país, 105 empreendimentos já conquistaram a chancela. E, para isso, foi preciso atender a certos critérios como eficiência energética; uso racional de água; qualidade ambiental interna; uso de materiais, tecnologias e recursos ambientalmente corretos; além de outros fatores que contribuam para minimizar os impactos ambientais. De acordo com o GBC Brasil, quando adotadas as medidas necessárias para receber a certificação, pode-se alcançar redução de consumo de pelo menos 30% em energia e de 50% em água, além de diminuir em cerca de 35% as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e em torno de 65% a geração de resíduos. 

Estatísticas de certificações LEED no Brasil*
Estado
Registros
Certificações
São Paulo
428
80
Rio de Janeiro
137
12
Paraná
43
3
Distrito Federal
21
1
Rio Grande do Sul
13
3
Minas Gerais
16
2
Outros
72
4
Total
732
105
 Fonte: GBC Brasil / *Dados até junho de 2013

Exemplo desse tipo de empreendimento é o Eco Berrini, edifício comercial localizado na Av. Luiz Carlos Berrini, um dos principais centros empresariais da cidade de São Paulo, em um terreno de 23,4 mil m2 com área construída de 92,4 mil m2. O projeto desenvolvido pela Aflalo & Gasperini Arquitetos foi edificado entre os anos de 2007 e 2011. Essas são algumas das principais características relacionadas à eficiência ambiental:

-          fachadas de vidro que permitem o máximo aproveitamento da luz natural;
-          tratamento e aproveitamento de águas e cinzas pluviais para irrigar o paisagismo, abastecer bacias sanitárias e mictórios e também as torres de resfriamento do sistema de condicionamento de ar;
-          iluminação eficiente com baixa densidade de potência;
-          geração de energia fotovoltaica na cobertura;
-          definição de vagas de estacionamento preferenciais para veículos com baixa emissão atmosférica e baixo consumo;
-          elaboração e implantação de um Plano de Gestão de Resíduos e Coleta Seletiva, gerados no empreendimento, e definição de uma área dedicada para armazenamento dos resíduos comuns e recicláveis;
-          uso de materiais com conteúdo reciclado, extraídos, beneficiados e manufaturados regionalmente, e utilização de produtos com madeira certificada FSC (Forest Stewardship Council). 

Crédito da foto: Daniel Ducci

22 de jul. de 2013

22 de jul. de 2013
0 Comments
Posted in Arrangement , Art , Business

Soluções sustentáveis na construção civil

Reduzir os impactos ao meio ambiente, garantir o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida são desafios cada vez mais presentes. A consciência verde ganha espaço em diferentes segmentos e também nos empreendimentos imobiliários. Grandes construtoras incorporam em seus projetos atitudes sustentáveis que vão desde o canteiro de obras até a concepção das unidades entregues.

A construção civil gera um grande volume de resíduos e descartes de materiais poluentes, sendo preciso buscar alternativas que atenuem os impactos. Por isso, muitos empreendimentos já adotam uma postura amiga do meio ambiente durante a realização da obra e implantam ações como captação de energia solar, lâmpadas LED, uso de água da chuva e um sistema especial de esgoto. Em alguns casos, há ainda a preocupação em despertar a consciência ambiental da comunidade do entorno e dos próprios funcionários, para realizar a coleta seletiva de resíduos no canteiro de obra.


Além de buscar soluções para diminuir os impactos ao meio ambiente durante a realização do empreendimento e ainda torná-lo financeiramente viável, o outro grande desafio é adequar o projeto para ser o mais sustentável possível: utilização de equipamentos para racionalização, redução do consumo de energia, reutilização da água, uso de dispositivos que garantam a diminuição de desperdício, fácil identificação de vazamentos, fixação de vidros nas áreas comuns e privativas.

Mas não é apenas a estrutura física do prédio que deve ser sustentável para evitar danos ao meio ambiente. Os moradores também devem mudar comportamento. O condomínio também deve proporcionar condições para isso, como adotar coleta seletiva de resíduos, postos para o recolhimento de óleo de cozinha, pilhas e baterias e vagas exclusivas para bicicletas. Com essas atitudes se faz diferença.

1 de jul. de 2013

1 de jul. de 2013
0 Comments
Posted in Arrangement , Art , Business

Vida Sustentável - Vida Feliz!

Com o progresso acelerado que a humanidade viveu nos últimos séculos, as indagações sobre sustentabilidade foram ficando cada vez mais comuns. E isto vem afetando nos mais diversos campos da vida. Desde a vida social até a profissional. Ser sustentável é, antes de tudo, uma necessidade em nosso tempo.
Mas afinal o que é sustentabilidade? Como ser sustentável no dia a dia? Isso tem impacto sobre a minha felicidade? Vamos às respostas.
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.  Por isso sustentabilidade é um dever e uma obrigação de todos, desde cidadãos até empresas e o governo. Para você ter uma vida sustentável existem diversas maneiras, e isso sem sombra de dúvidas lhe trará uma enorme satisfação de dever cumprido, além de torna-lo mais adepto de um mundo melhor, algo bastante em falta em nossa espécie...

Vamos a algumas dicas de como ser sustentável no dia a dia:

1) Utilize o ar condicionado com sabedoria, apenas quando seja necessário e dois graus abaixo da temperatura ambiente, assim você evita que 900 kg de dióxido de carbono subam para atmosfera, anualmente.;
2) Coloque lâmpadas fluorescentes e ligue apenas na ausência de luz, evite portanto, usar durante o dia;
3) Quando precisar trocar seus eletrodomésticos, procure os que tenham “A” na avaliação Procel, pois permitem o uso mais eficiente de energia elétrica;
4) Mantenha o hábito de desligar o monitor do computador quando precisar sair da sala;
5) Procure utilizar pilhas recarregáveis, pois elas podem diminuir a possibilidade de contaminação da água e o solo, com mercúrio e cádmio, e também a atmosfera com vapores tóxicos – afinal, elas não são descartadas com tanta frequência;
6) Evite deixar aparelhos eletrônicos no modo de espera (stand by), crie o hábito de tirá-los da tomada;
7) Seja um agente voluntário, procure apagar todas as luzes desnecessárias na sua casa, trabalho, banheiros públicos, shoppings, restaurantes e afins, pois o prejuízo ambiental reflete em todo o planeta.
8) Evite comprar legumes, frios e carnes em bandejas de isopor.
9) Procure produtos que tenham menos embalagens ou utilize aqueles que tenham embalagem feita com materiais reciclados ou recicláveis.
10) Ao cozinhar, mantenha a tampa da panela fechada. Com essa atitude você concentra mais calor e economiza gás de cozinha.
11) Feche sempre bem a porta da geladeira, pois aberta, há um maior consumo de energia para manter a temperatura. Não deixe a porta aberta enquanto pensa no que vai tirar dela, nem a abra e feche repetidas vezes.
12) Evite manter a temperatura interna do refrigerador inferior a 5 ou 6 graus. Isso aumenta o consumo energético em cerca de 7%. 
13) Opte sempre pelo papel reciclado, imprima só o necessário, no modo econômico e utilize os dois lados da folha. A fabricação de mais papel faz com que sejam derrubadas mais árvores, aumentando o aquecimento global e diminuindo a qualidade do ar e da água.
14) Evite a indústria dos descartáveis: prefira o coador de pano, os alimentos fora das bandejas de isopor, o copo de vidro e guardanapos de pano, enfim, todo produto que se use, lave e use novamente, em vez de jogar fora.
15) Use menos o carro! Ande de bicicleta, caminhe e utilize mais transportes públicos. Cada quilometro que deixar de percorrer de carro, você evita a emissão de cerca de 300 gramas de dióxido de carbono. 
16) Tenha sempre um saco de lixo no carro e nunca jogue lixo na rua ou pela janela. Além de falta de educação e cidadania essa atitude contribui para o desequilibro de uma cidade com o entupimento dos bueiros e aumento de doenças causadas pelo lixo acumulado. 
17) Dê preferência as pequenas quitandas, mercadinhos e armazéns do seu bairro que vendam produtos produzidos na sua região. Os grandes hipermercados padronizaram o consumo e descaracterizam o comércio local tradicional.
18) Feche a torneira enquanto escova os dentes! Com a torneira aberta, são desperdiçados de 50 a 80 litros de água enquanto se escova os dentes, ou se faz a barba. Aprenda a utilizar a torneira com menos vazão possível. Uma torneira aberta deixa correr de 12 a 20 litros de água por minuto.

Estas são algumas pequenas atitudes que você pode tomar em seu dia a dia que com certeza farão uma grande diferença. Mas você que está lendo este texto provavelmente esta se perguntando: Mas para fazer isto eu precisarei me esforçar mais que o habitual. E eu lhes digo, sim você terá que se esforçar mais e sair de sua zona de conforto. Lembre-se que nada vem de graça e tudo que é bom demanda esforço. Principalmente no início, antes de criarmos os hábitos. Mas para motiva-lo e tornar mais fácil estas mudanças eu lhes sugiro um excelente site que disponibiliza um material de excelente qualidade e dotado de grande sabedoria. Estou falando do Círculo do Bem. Este site tem por objetivo lhe proporcionar motivação para o dia a dia através de pequenas histórias e imagens com frases famosas sobre situações que diariamente nos acometem e geralmente nos consomem muita energia. Por isso seja sustentável, seja sábio, seja bem informado. O planeta e sua vida com certeza irão agradecer!  

    Blogger news

    Blogroll

    About