14 de mai. de 2014

Dicas para evitar o desperdício de água

As palavras de ordem do século XXI são meio ambiente e sustentabilidade. Para estar de acordo com este pensamento é de extrema importância que as pessoas saibam como lidar melhor com o consumo de água, utilizando somente o necessário.
Nada de banhos demorados, escovar os dentes ou fazer a barba com a torneira aberta, ou lavar as calçadas com mangueira. Por que não reaproveitar a água que já foi usada em outros afazeres para lavar a calçada ou o carro? Tudo fica ainda mais econômico quando se inclui o uso de um balde e panos.
Outras dicas de como evitar o desperdício de água também engloba a não utilização do vaso sanitário como lixeira, depositando ali papéis higiênicos ou jogando bitucas de cigarros, pois estes materiais, além de exigirem água a mais para escoá-los, podem ocasionar o entupimento do vaso.
O mesmo vale para molhar as plantas, utilize sempre um regador ou balde, nada de mangueiras. Na hora de lavar roupa, espere acumular um número suficiente de peças para não ser obrigada a usar a máquina diversas vezes, ocasionando um desperdício de água e energia desnecessariamente. Se for lavar no tanque, feche a torneira enquanto esfrega as roupas.
Uma regra simples e muito importante é verificar os vazamentos. Uma torneira mal fechada pode trazer muitos prejuízos e se estiver com defeito também. Para se ter uma ideia, o desperdício de uma torneira apenas gotejando é de 46 litros. Portanto é preciso ter mais consciência e sabedoria na hora de utilizar a água para uso próprio, para que ela não falte nos momentos em que você mais necessita.

0 comentários :

Postar um comentário

    Blogger news

    Blogroll

    About