1 de mai. de 2014

Agora é o Ecoturismo: Curtindo essa tendência no Rio de Janeiro e Florianópolis

Virou moda: ecoturismo é tendência em todo o mundo, e principalmente no Brasil, onde natureza e cartões postais se unem de forma magnífica significando, quase sempre, a mesma coisa. Escolher pequenos pedaços de paraíso para realizar esse tipo de passeio é mais tendência ainda nas cidades turísticas brasileiras – difícil, mesmo, é escolher o destino. Para que você não se perca nas milhares de opções, vamos dar dicas de duas cidades que vale muito a pena conhecer na tentativa de aliar passeio e natureza, em duas regiões totalmente diferentes do país: a cidade do Rio de Janeiro e Florianópolis, em Santa Catarina.

No Rio de Janeiro, o que vale é ver: a cidade está rodeada de mirantes, florestas urbanas, trilhas em locais surpreendentes e todo um contraste de urbanização e natureza que não vemos com frequência nas cidades mais importantes do mundo. O Rio, no entanto, é bem especial. Tão especial que, para ir para lá – principalmente em alta temporada (verão, carnaval e férias escolares) – é preciso fazer reserva antecipada de hotel se você não quer correr o risco de ficar sem lugar. A capital fluminense, comumente conhecida como “cidade maravilhosa”, é o destino mais procurado da América Latina e um dos cinco mais visitados de todo o hemisfério sul do planeta. Dar bandeira na hora de fazer seu planejamento de viagem não vale.

Quando estiver lá, procure conhecer a Floresta da Tijuca, maior floresta urbana do país, e a trilha da Gávea, já que ela pode terminar em uma incrível aventura de ecoturismo: o voo livre de asa delta ou parapente por um bom pedaço do litoral carioca. As praias de surfe também são uma boa opção quando o assunto é aliar ponto turístico e natureza, já que diversas praias do Rio são totalmente propícias para o esporte. Procure por cantos da cidade (e não são poucos) para fazer caminhadas e trilhas e não deixe de visitar o Cristo Redentor, que fornece uma visão privilegiada dessa infinitude de belezas naturais, e nem de fazer um bom mergulho em praias de corais ou nas ilhas próximas à Baía de Guanabara. Se for optar por se hospedar em um hotel próximo ao aeroporto do Rio de Janeiro, fique atento aos nomes dos terminais: o Santos Dummont fica bem próximo ao centro comercial do Rio, enquanto o Internacional do Galeão fica na Ilha do Governador, mais distante do centro. Se a empolgação pegar de vez, estenda seu passeio de ecoturismo até as cidades da Região dos Lagos, como Cabo Frio e Angra dos Reis, porque vale a pena conhecer mais desse litoral estarrecedor que compõe o estado do Rio.

Estarrecedores, também, são os cenários de Florianópolis, a mágica ilha de Santa Catarina, onde não faltam praias paradisíacas para um bom mergulho ou a prática de surfe. Mas não é só disso que vive Floripa, cidade onde até a vida noturna é um capítulo à parte quando o assunto é “beleza e cultura local”.

A cidade tem bons pontos para rapel, escalada, caminhada, trilha de bike e até trekking nas principais lagoas, o que faz de Floripa um point internacional para a maioria dos eventos de esportes radicais. Lá também é preciso fazer reserva de acomodação muito antes da data da viagem, principalmente se sua preferência for por um Hotel 3 estrelas em Florianópolis, que alia luxo e economia. Para viver o ecoturismo por lá, não se preocupe com equipamentos: as empresas que prestam serviços de passeio dispõem de todo o material necessário, e o aluguel geralmente é barato. Se você quer aliar passeio natural e relaxamento, opte pela pesca esportiva oceânica e divirta-se. O que não vai faltar para você é alternativa de estar perto da natureza nessa cidade que, por si só, é um imenso paraíso natural.

0 comentários :

Postar um comentário

    Blogger news

    Blogroll

    About