16 de mai. de 2014

O Descarte Correto dos Pneus

O triturador de pneus – máquina que tem a função de triturar a borracha – surge como um grande facilitador no processo de reciclagem deste material que oferece grande impacto negativo para o meio ambiente.
Pesquisas mostram que as empresas estão se preocupando cada vez mais com o descarte correto deste material, algumas até geraram receita reciclando pneu da forma correta, inserindo o produto novamente no mercado, além de existir uma lei que estimula a logística reversa por parte dos fabricantes e vendedores de pneus.
O pneu, por ser um material resistente, demora cerca de 600 anos para se decompor na natureza e até ganhou a primeira posição no ranking dos produtos que mais poluem a natureza, se tornando um problema mundial.
O descarte inadequado desde resíduo sólido se torna cada vez mais um perigo para a natureza e para o ser humano, já que provoca enchentes nas grandes cidades, contamina o solo e trás consequências graves à saúde pública, pois servem como criadouro de mosquitos que transmitem a malária e o Aedes Aegypti, causador da dengue.
Atualmente, as empresas fabricantes de pneus, vendedores e borracharias podem utilizar a máquina de triturar pneu para facilitar o processo de reciclagem, transformando este material em pequenas lascas, podendo ser reutilizado pela própria empresa, como um gerador de energia, na construção civil e para fazer asfalto, atitudes que contribuem com o meio ambiente.
Que tal usar os pneus como diversão para as crianças? Muitos parques de bairros periféricos da cidade de São Paulo estão sendo revitalizados, ganhando novos brinquedos como balanços e gangorras feitos com pneus que foram doados. Uma alternativa criativa, divertida e sustentável para a destinação dos pneus descartados.

0 comentários :

Postar um comentário

    Blogger news

    Blogroll

    About