20 de ago de 2014

Energia solar – as vantagens da energia solar

A energia solar é uma das mais citadas quando se fala no uso de fontes alternativas de produção de eletricidade. O motivo de seu sucesso é simples: a energia solar não polui o meio ambiente e não esgota os recursos da natureza.

Curiosamente, a geração da energia tendo como base a luz solar é diretamente relacionada ao efeito fotovoltaico, que foi descoberto pelo físico Alexandre Edmond, em 1893.

O efeito fotovoltaico é o processo de conversão da energia luminosa em eletricidade. Para isso ocorrer, é preciso que essa energia luminosa incida sobre um material semicondutor tratado.

No caso específico da energia solar, esse material semicondutor tratado é um painel, que geralmente é instalado nos telhados dos imóveis, substituindo as tradicionais telhas.

Esses painéis, que são formados por células fotovoltaicas, captam a energia luminosa do sol e a transformam em eletricidade, chegando a gerar e armazenar uma corrente elétrica que possui capacidade de ser transportada livremente num circuito, para abastecer o imóvel.


Atualmente, a energia solar é bastante utilizada em países europeus e asiáticos, principalmente por indústrias, que recebem incentivos para investir em fontes de energia alternativas e evitar a poluição do meio ambiente.

No Brasil, a energia solar vem sendo implementada aos poucos em empresas de grande porte, inclusive em escritórios e residências desenvolvidos sob o conceito de sustentabilidade.

A energia solar traz diversas vantagens, sendo a principal a proteção do meio ambiente. Além disso, há a diminuição dos gastos com energia elétrica convencional. Estima-se que um imóvel que usa energia solar possa reduzir a conta de eletricidade em até 80%.

Mesmo que proporcione essas vantagens, existem alguns pontos negativos: a energia solar não é produzida continuamente e se não for administrada corretamente, pode não ser suficiente para abastecer o imóvel durante a noite.

Uma boa saída para isso é fazer uso de um sistema que una a energia solar e a convencional. Quando a primeira se esgotar, a segunda entra em ação. Assim, o imóvel nunca ficará sem energia elétrica.

Além disso, a energia solar possui alto custo de instalação, o que dificulta o acesso a esse tipo de tecnologia, assim como sua disseminação.

Texto enviado por:


Atacado das telhas – Loja especializada na venda de telhas em campo largo.

0 comentários :

Postar um comentário

    Blogger news

    Blogroll

    About