6 de ago. de 2015

Dicas para Tirar 1ª Habilitação

Dirigir é o sonho de muitas pessoas. Jovens, muitas vezes, guardam suas economias para realizar o sonho de ter o primeiro carrinho. Porém, nesse sonho deve ter espaço para uma outra coisa muito importante: tirar a 1ª Habilitação.  Isso é fundamental para que o sonho seja realizado e você possa dirigir pelas estradas do Brasil.

Vale lembrar que dirigir sem carteira é crime. Você pode perder o carro e ainda ser multa. E pode, também, responder legalmente, principalmente, se houver envolvimento com acidentes. Por isso, não preciso nem reforçar o quanto é importante procurar o Detran do seu Estado para a regularização, né?

Mas se você está aqui é por que tem a consciência de que precisa estar legal perante as leis do estado. Para isso, terá que buscar a forma correta para ter acesso à habilitação. E você conhece o processo? Separamos algumas dicas para você entender como funciona a 1ª habilitação.

Passo 1 - Procurar um Autoescola

Você deve ir atrás de uma autoescola de confiança - que você tenha recomendações positivas - para iniciar o processo. A autoescola oferecerá um pacote que inclui as aulas teóricas e práticas e, além disso, ela ficará responsável por todo o processo burocrático.

Na primeira etapa, após fechar com a autoescola, você terá que fazer um exame de saúde física e mental que mostrará que você está apto para dirigir. A autoescola agendará com uma clínica parceira do Detran e te dirá os dias e horários.


Passo 2 - Aulas Teóricas e Avaliação

Após  ser aprovado nos exames de saúde dar-se-a início as aulas teóricas, onde você aprenderá tudo relacionado ao trânsito, o carro e as leis vigentes. Essas aulas são ministradas por um instrutor habilitado e terá duração de 50 minutos. No total, serão 45 aulas teóricas preparatórias para a avaliação.

Essa avaliação é aplicada pelo Detran do seu estado. Para estar apto para a próxima etapa do processo você deve acertar, no mínimo, 70% das questões. Lembre-se de estudar bastante e se aplicar nas aulas, pois se você não atingir o mínimo de nota terá que pagar novamente pela avaliação.

Passo 3 - Aulas Práticas e Avaliação

Ao ser aprovado na avaliação teórica você iniciará as aulas práticas. Serão 20 aulas de 50 minutos conduzidas por um instrutor habilitado. Você terá a opção de adquirir novas aulas caso não se sinta apto para a avaliação.

Essa avaliação será aplicada pelo Detran e você terá que passar por duas etapas: baliza e direção na rua. Toda atenção é pouca, pois qualquer deslize pode fazer com que você reprove. Caso haja essa situação desagradável será necessário para para um novo teste.



Ao ser aprovado você receberá uma habilitação provisória de 1 ano. Você terá que dirigir com muito cuidado durante esse ano, pois, caso você leve multas graves e extrapole o limite, poderá perder sua habilitação e ter que passar por todo o processo novamente.

0 comentários :

Postar um comentário

    Blogger news

    Blogroll

    About