9 de dez. de 2019

Requisitos para fazer a sua CNH no Brasil – Como funciona o processo?

Primeiro, você deve ter pelo menos 18 anos de idade para se candidatar a uma carta De Condução brasileira. Deve inscrever-se na Polícia federal e no serviço de transporte (DETRAN) para obter um formulário de candidatura, que deverá preencher antes da sua nomeação. Os documentos necessários são o seu registro original como um certificado de expatriado ou policial e uma cópia, uma cópia de seu Cadastro pessoa Física (CPF) (que você pode solicitar em qualquer estação de correios no Brasil), a prova de endereço e fotografias do tamanho de passaporte.

Além disso, você será obrigado a passar um exame psicológico e médico. Em seguida, você deve assistir pelo menos 45 horas de aulas teóricas, que irá prepará-lo para o exame. O exame consiste em 30 perguntas das quais você deve obter pelo menos 21 respostas corretas. Em seguida, "e somente se você tiver completado um mínimo de 20 horas de prática de condução" você pode fazer o teste de condução.

Além do tempo que o motorista é obrigado a esperar (de um a dois anos, como mencionado acima), adicionar outra categoria à que ele/ela já tem leva tempo e dinheiro. O motorista tem que fazer outro curso de 15 aulas, um teste psicológico e um exame aos olhos. Depois de fazer o curso, o condutor passa por um teste prático e, se aprovado, será concedido com uma nova categoria. O custo total do processo é, em média, de R$ 1050,00  e a duração é geralmente de dois meses. 



Situações especiais


De acordo com Detran SP, os estrangeiros que já possuem uma carta de condução equivalente a uma das categorias Brasileiras só podem fazer o teste prático sem ter que fazer as aulas.

Tratores

O condutor de tratores precisa de uma autorização especial para o operar. Já deve ter carta de condução na categoria "C", "D" ou "E". Nesta categoria incluem-se os tratores e outros equipamentos motorizados utilizados para o transporte de carga ou para a realização de atividades agrícolas, terraplenagens, construção e pavimentação de estradas.



Carga perigosa


Para conduzir veículos que transportem produtos perigosos, o condutor de qualquer categoria deve receber uma formação especial do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT). A Detran deve emitir neste registo do condutor o número do certificado, o nome da instituição emissora e o nome do profissional responsável pela inscrição. Na carta de condução, o termo "carregas perigosas" ou "carga perigosa" deve ser contido no campo de observações.


Condutor dos veículos de emergência


Ambulâncias, caminhões de bombeiros e carros da polícia exigem um treinamento especial além da carteira de motorista regular. Esta formação é ministrada pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e entre os temas abordados estão: legislação de trânsito, condução defensiva, noções de Primeiros Socorros, respeito ao ambiente, interação social no tráfego e relações interpessoais.

Os requisitos para emitir esta licença são:

  • · Ter mais de 21 anos;
  • · Ter carta de condução;
  • · Nenhuma violação de trânsito grave nos últimos 12 meses;
  • · Sem suspensão ou perda do direito de conduzir.

0 comentários :

Postar um comentário

    Blogger news

    Blogroll

    About