12 de jun de 2014

Como reduzir o gasto de luz em casa



Adotar algumas medidas simples ajuda a reduzir o gasto com energia elétrica em casa. Como resultado, dá para começar a poupar uma grana para fazer aquela viagem dos sonhos ou simplesmente comprar algo que deseja há muito tempo.

Mas, afinal, quais são essas medidas? Uma que não traz gasto algum é abusar da iluminação natural, utilizando-a ao máximo. Durante o dia, mantenha janelas e portas abertas, para permitir a entrada da luz natural.

Caso seja impossível aproveitar esse tipo de iluminação, é interessante optar por lâmpadas diferenciadas para deixar o local mais claro. Dê preferência às lâmpadas fluorescentes, que são mais econômicas e eficientes do que as incandescentes.

Outra medida essencial é conferir se há algum ponto de vazamento de energia elétrica na casa, problema que pode aumentar a conta em até 30%. O vazamento ocorre quando há emendas mal feitas, fios desencapados e inadequadamente isolados.

Eletrodomésticos e eletrônicos também entram na lista de medidas a serem adotadas. Nesse caso, é importante trocar aparelhos muito antigos por versões mais recentes, que consumem menos energia elétrica.

Ao comprar os novos eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, verifique se o produto possui o selo Procel, que foi desenvolvido para indicar equipamentos que têm baixo consumo energético.

Caso já tenha aparelhos mais recentes, é sempre recomendado verificar se eles estão funcionando adequadamente. Em caso negativo, invista numa manutenção, para evitar o consumo exagerado de energia pelos equipamentos.

Não são somente os eletrodomésticos e eletrônicos que devem passar por manutenções: equipamentos que auxiliam na locomoção dos moradores, como os elevadores residenciais, caso sejam elétricos, também devem ser verificados periodicamente.

Ao investir na manutenção, profissionais especialistas analisam os elevadores residenciais para identificar e corrigir problemas, eliminando eventuais pontos vazamento de energia elétrica.

Outro fator a ser considerado é maneirar no uso de equipamentos que funcionam somente com energia elétrica, seja o elevador residencial, um eletrodoméstico ou eletrônico, usando-os apenas quando for necessário.

Lembre-se também de desligar os aparelhos da tomada assim que utilizá-los. Ao seguir essas recomendações e minimizar o uso dos equipamentos, é possível diminuir significativamente a conta de energia elétrica no fim do mês. Dicas perfeitas para quem não abre mão de economizar!

0 comentários :

Postar um comentário

    Blogger news

    Blogroll

    About