19 de jun de 2014

Serraria Móvel e a Indústria Madeireira

A indústria madeireira é um dos setores do extrativismo mais importantes da economia brasileira. Nosso país é reconhecido internacionalmente por sua rica biodiversidade e qualidade das suas madeiras. Dessa forma, o investimento em máquinas e produtos para agregar valor às toras de madeira deve ser considerado pelos empresários dessas indústrias. Um desses equipamentos é a serraria móvel.

A primeira atividade desenvolvida em nosso país, à época do descobrimento, foi a extração da madeira. O pau-brasil era uma árvore muito apreciada por sua madeira e também por sua resina, a partir da qual era possível fazer tinta para pigmentação de tecidos. Como podemos perceber, essa indústria sempre teve uma relativa importância econômica em nosso país. Porém, não faz muito tempo que os empresários desse setor passaram a investir seriamente na criação de valor agregado aos seus produtos.

Porque o Brasil é um país dependente da exportação de produtos primários, é muito importante que as indústrias desse setor da economia agreguem o maior valor possível aos produtos. Isso representa um maior desenvolvimento para o Brasil, geração de um maior número de empregos e, certamente, maior retorno financeiro para as indústrias.

Hoje, com a crescente conscientização do ecologicamente correto e da restrição de muitos países em apenas comprar madeira certificada, de extração legal, muitas são as possibilidades de aumentar o valor desse produto. Nas últimas décadas ficou evidente no mundo a idéia e pressão da sociedade civil em relação ao desenvolvimento sustentável. Dessa forma, a venda de uma madeira um pouco mais cara, legalmente extraída, certamente encontra compradores.

Nesse contexto, a compra de uma serraria móvel será de grande valia. Esse tipo de serraria é uma máquina projetada para o corte de toras de madeira, principalmente no próprio local da extração, facilitando assim o transporte. Esse equipamento pode ser operado com relativa facilidade por duas pessoas e é muito fácil de ser montado e desmontado.

A compra dessa máquina representa muitos benefícios. Além de agregar valor à produção, também serão reduzidos os gastos com transporte, visto que a madeira cortada em tábuas ou em outros produtos ocupa menos lugar que uma tora inteira. Principalmente para pequenas e médias propriedades, a serraria móvel poderá ajudar a aumentar os lucros da empresa e facilitar muito o manuseio da madeira.

Hoje há algumas empresas especializadas na venda de serraria móvel em nosso país. Essas serrarias foram criadas nos últimos anos a partir de adaptações de serrarias importadas, representando uma economia em relação a estas – porém, com qualidade semelhante.

0 comentários :

Postar um comentário

    Blogger news

    Blogroll

    About